Lula também afirmou que é preciso analisar a saúde mental das crianças dentro das escolas / Foto: Ricardo Stuckert
Notícias relacionadas a casos de corrupção envolvendo o presidente da República, Lula da Silva (PT), desapareceram das buscas do Google desde que o Partido dos Trabalhadores (PT) enviou uma notificação extrajudicial ao buscador, neste domingo (07), sobre suposta indução do algoritmo.
O partido notificou a empresa depois que internautas perceberam que ao fazerem buscas sobre “Lula coroação”, o buscador mostrava pesquisas sobre “Lula corrupção”. Isso acontece por causa do número de vezes em que usuários pesquisam sobre episódios de corrupção envolvendo o petista.
A constatação ocorreu durante a viagem de Lula a Londres para participar da coroação do Rei Charles III, quando o buscador mostrava casos de corrupção do petista ao ser acionado sobre a viagem do mandatário. Ao pesquisarem sobre “Lula coroação”, o Google apresenta respostas sobre ” Lula corrupção”.
“É plausível ponderar que o usuário que utilizar a plataforma de pesquisa da Google Brasil seja influenciado a associar o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva à prática de corrupção, quando na verdade buscava apenas informações a respeito da agenda diplomática do chefe de estado brasileiro”, diz a notificação.
Nesta segunda-feira (08), ao fazer uma pesquisa na página principal do Google sobre o tema “Lula corrupção”, as únicas informações que aparecem na página principal do buscador são sobre a decisão do PT em notificar a empresa sobre suposta indução do algoritmo.
Resultado de pesquisa sobre “Lula corrupção” no Google
Agenda Política