Foi durante um café da manhã, na manhã desta quarta-feira (18), que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), recebeu a bancada federal paraibana para uma reunião. No cardápio, o apoio de dez parlamentares à candidatura do alagoano para sua reeleição à frente do Legislativo Federal. Mas houve espaços para outros ingredientes na mesa.
Cada um dos paraibanos teve espaço para falar durante encontro. Alguns, além de confirmarem o apoio a Lira, aproveitaram o momento para tirar dúvidas e cobrar uma posição do presidente da Câmara sobre temas cruciais. O deputado federal eleito Cabo Gilberto (PL), por exemplo, fez cobranças a Lira sobre a preservação das prerrogativas dos deputados.
Cabo Gilberto solicitou a Lira uma mudança no Art. 53 da Constituição Federal, que diz: “Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos”. O paraibano quer que a Câmara “restabeleça” a imunidade parlamentar, em meio a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que na visão dele limitam a liberdade de expressão dos parlamentares.
Já o deputado federal eleito Romero Rodrigues disse que aproveitou o momento para conversar com Lira sobre os rumos da Câmara Federal a partir de fevereiro de 2023, no início da próxima legislatura. “Foi uma reunião bastante, tranquila, serena, participativa e democrática”, disse. Dos 12 deputados paraibanos, só faltaram a reunião com Lira Wellington Roberto (PL) e Luiz Couto (PL).
Nos bastidores, outra preocupação de alguns deputados paraibanos é com as futuras instalações de seus gabinetes. De forma reservada, um deles disse ao blog que a estrutura oferecida é “precária” e que seria necessária uma reforma para a correta acomodação de suas assessorias e equipes de trabalho. Cada parlamentar já sabe que espaço vai ocupar a partir de 01 de fevereiro nos anexos da Câmara.
Agenda Política