‘Água é vida’: em ofício ao Ministério da Economia, bancada paraibana solicita recursos para operação Carro-Pipa

Publicado por: Felipe Nunes em

Parlamentares se mobilizam para liberar recursos e manter operação Carro-Pipa / Foto: reprodução

O coordenador da bancada paraibana, deputado federal e senador eleito Efraim Filho (União), solicitou nesta quarta-feira (14), a liberação de recursos do Ministério da Economia para a Operação Carro-Pipa, menos de uma semana depois do reconhecimento de 140 municípios paraibanos em estado de emergência por falta de água. Em ofício enviado à pasta, o parlamentar cobrou agilidade na resolução do problema junto aos órgãos públicos.

Em reunião ontem com o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério do Desenvolvimento Regional confirmou que a nova paralisação da operação, assim como ocorreu no mês passado, ocorre em razão da ausência de repasse de recursos do Ministério da Economia para o Exército Brasileiro, órgão que executa o programa.

A suspensão preocupa prefeitos paraibanos, já que a operação atende a 461 municípios nordestinos, dos quais 155 são na Paraíba. No ofício dirigido ao ministro Paulo Guedes, Efraim Filho afirma que “diante da perturbadora notícia de suspensão da Operação Carro-Pipa (OCP), e preocupada com o grave risco social e humano que a situação está causando ao Nordeste, na medida que água é vida, vem à digna presença de Vossa Excelência, solicitar a urgente disponibilização dos recursos financeiros necessários à manutenção e à retomada do programa emergencial”.

Devido à escassez de água nas regiões interioranas do sertão, o uso de carros-pipa é fundamental para garantir água potável a milhares de famílias. Efraim afirmou que a suspensão dessa operação traz prejuízos para a sobrevivência da população. “A bancada paraibana está unida para lutar e garantir que a operação volte a acontecer. Não vamos permitir que nosso povo passe sede”, disse.

O parlamentar acrescentou que está reunindo esforços, ao lado dos senadores Veneziano Vital (MDB) e Daniella Ribeiro (PSD) e do deputado federal Hugo Motta (Republicanos) e demais membros da bancada do Estado para articular uma forma de fazer com quê a operação “volte a acontecer o mais rápido possível, para que os municípios paraibanos não sejam afetados, tanto no dia a dia quanto para o trabalho rural que é feito nessa região’.

A suspensão afetará mais de 1,5 milhão de famílias em 461 municípios em todo o Nordeste, sendo 165 só na Paraíba. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a quantia de R$21 milhões já foi acertada para manter a operação até o final de dezembro, mas só uma parte foi repassada. O Ministério Público Federal deu cinco dias para que o governo justifique a suspensão.

Agenda Política

Share

Você pode gostar...