2024: abertura de Cícero ao PT divide partido e abre espaço para polarização

Publicado por: Felipe Nunes em

Declarações de Cícero dividem PT de João Pessoa

Se ainda não conseguiu o apoio do partido para sua candidatura à reeleição em 2024, a abertura que o prefeito da Capital, Cícero Lucena (PP), deu aos petistas de João Pessoa ao se mostrar disposto a uma aliança com a legenda e ao buscar entendimentos com o presidente Lula, causou o primeiro efeito: a divisão do partido.

Depois que as declarações do prefeito vieram à tona, em entrevista ao Sistema Arapuan de Comunicação, as direções municipal, de João Pessoa, e estadual, tomaram caminhos opostos, embora tenham concordado que a sigla está no campo da oposição ao atual gestor.

De um lado, a direção municipal, comandada por Antônio Barbosa, rechaçou qualquer possibilidade de apoio a Cíero ou mesmo de composição administrativa, alegando que a gestão municipal “trabalha na contramão dos interesses da sociedade pessoense” e do partido.

O partido, inclusive, antecipou nomes que eventualmente deverão disputar a prefeitura. Foram lançados na discussão os nomes do deputado estadual Luciano Cartaxo, da deputada estadual Cida Ramos, da ex-prefeita de Conde, Márcia Lucena e do vereador da Capital, Marcos Henriques.

PT estadual reage

O tom adotado pelo PT municipal não agradou a Executiva Estadual do partido, comandada por Jackson Macedo, para quem a discussão para 2024 não pode ser antecipada. Embora concorde com a tese de oposição a Cícero, em entrevista à Rádio Arapuan FM Jackson chamou a posição da direção municipal de “irresponsável” e alegou que o partido ainda não tem uma tática aprovada para o pleito de 2024, por isso não pode dizer se haverá candidatura própria em João Pessoa ou se o PT optará por uma composição. Ainda na entrevista, Macedo lembrou que haverá mudanças na direção municipal do partido, já que a legenda passará por eleições internas ainda este ano.

Bom para Cícero

Embora não tenha conseguido êxito, ainda, no que tange ao apoio do PT para sua reeleição, Cícero Lucena já conseguiu pelo menos duas vantagens nessa batalha: dividir o partido entre os que rechaçam completamente uma aliança com a gestão e os que almejam a possibilidade de uma composição. De quebra, o prefeito faz uma polarização com o ex-prefeito Luciano Cartaxo, que tenta se viabilizar como candidato e que, em tese, seria o melhor nome para uma eventual disputa, segundo avaliações internas de aliados de Cícero.

Além do mais, o prefeito consegue “apagar” as polêmicas que giram em torno da administração municipal, como a engorda de trechos da praia da Capital, além de problemas administrativos que se tornaram um “calo” da gestão, principalmente em setores como saúde e mobilidade urbana.

Agenda Política

Share

Você pode gostar...