O senador Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto (MDB) será o relator da indicação de Cristiano Zanin, advogado pessoal do presidente da República, Lula da Silva (PT), para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A informação, publicada inicialmente pelo jornal O Globo, foi confirmada pelo parlamentar ao blog.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), marcou a sabatina do advogado Cristiano Zanin. Por meio de nota, ele falou sobre a escolha do relator da mensagem sobre a escolha de Zanin, que é o vice-presidente da Casa.
Composta por 26 senadores, cabe à CCJ sabatinar o indicado e votar o parecer do relator. Durante a sabatina, o advogado terá de responder perguntas de todos os parlamentares da Casa. Na sequência, os membros do colegiado votam a indicação. A votação é secreta na comissão e, depois, no plenário, onde Zanin precisará do aval de 41 dos 81 senadores da República para ser tornar ministro da Corte Suprema do país.
“Honrosamente fui informado da indicação para relatar o nome do indicado à vaga no STF. Isso é motivo de honra, de alegria, pela deferência. Não seria diferente, pois trata-se de uma autoridade cujo nome está sendo apreciado a compor a mais alta Corte de Justiça, que é o STF. Estaremos fazendo um relatório com base no histórico, na formação e naquilo que objetivamente o indicado tem demonstrado ao longo de sua experência e vivência advocatícia”, avaliou Veneziano.
A indicação de Zanin gerou controvérsias, já que ele foi advogado pessoal de Lula nos casos de corrupção envolvendo o petista e que o levaram à cadeia no âmbito da Lava-Jato.
Agenda Política