Sérgio Moro exalta decisão de Zelensky de ignorar discurso de Lula na ONU

Publicado por: A redação em

O senador Sérgio Moro (União-PR) destacou em suas redes sociais a postura do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky de não aplaudir o discurso do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia-Geral da ONU em Nova York na última terça-feira. 

Moro exaltou a postura do presidente eslavo, afirmando que é correto da parte do chefe de estado, que trava uma guerra de resistência desde que a Rússia invadiu o seu território e tentou depor o seu governo, ignorar as palavras de Lula, a quem o senador classificou como amigo de Putin.  

“Zelensky adotou a atitude correta durante o discurso do amigo do Putin na ONU, não aplaudiu, deu uma checada no celular e conversou com o pessoal ao lado. Lula não é um amigo da Ucrânia, mas, sim, do Putin.” escreveu o paranaense na legenda de um vídeo que mostra Zelensky em Nova York ignorando o presidente brasileiro.

 

Conflitos anteriores 

Zelensky já possui um histórico de atritos com o presidente brasileiro desde a posse de Lula em janeiro. Durante sua viagem à Rússia, Lula buscou eximir o governo de Putin de culpa pela guerra, o que levou o presidente ucraniano e diversas autoridades ucranianas a criticarem o discurso de Lula.  

Após a repercussão de suas primeiras falas, Lula buscou recuar de seus posicionamentos e estabelecer um relacionamento com o governo da Ucrânia, mas apesar dos acenos feitos pelo governo brasileiro, Zelensky e seus aliados seguem demonstrando por meio de posturas e discursos que não desejam nenhum tipo de proximidade com Lula.

Leitura recomendada: 

Share

Você pode gostar...