O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou, nesta quinta-feira (22), o primeiro dia do julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), que analisa a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro e de Walter Braga Netto por suposto abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
A retomada do processo será na próxima terça-feira (27), a partir das 19h, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal do TSE.
Nesse primeiro dia, o corregedor do TSE e relator da ação, ministro Benedito Gonçalves leu um resumo do relatório, apresentando indícios de supostas irregularidades praticadas pelo ex-presidente e as alegações da defesa nos autos.
O representante do Partido Democrático Trabalhista (PDT), o paraibano Walber Agra apresentou os argumentos da acusação, e o advogado Tarcísio Vieira fez a defesa de Bolsonaro e de seu candidato a vice nas eleições de 2022.
O julgamento será retomado com o voto do relator, de acordo com o TSE, na próxima terça.
Em seguida, votam os ministros Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, a vice-presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, o ministro Nunes Marques e, por último, o presidente do Tribunal, ministro Alexandre de Moraes.
Agenda Política