Depois do lançamento ocorrido em João Pessoa, o ex-ministro da saúde, Marcelo Queiroga, se prepara para lançar sua autobiografia, ‘Queiroga: o Homem, o Médico e a Pandemia – A superação da emergência em saúde pública’ no Senado Federal, em Brasília, na primeira semana de agosto.
O evento está marcado para o dia 09, no hall da Biblioteca do Senado, onde o cardiologista deve ser recepcionado por parlamentares e aliados políticos, principalmente integrantes do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, com quem conviveu durante os períodos mais árduos da pandemia.
O momento é aguardado com expectativas, pois foi no Senado onde funcionou a CPI da Covid-19, em 2022, tendo como foco o governo Bolsonaro e a atuação de seus ministros, incluindo Queiroga. O paraibano chegou a ir pessoalmente ao colegiado fazer a defesa das ações à frente da pasta e responder oposicionistas.
Na prática, Queiroga vai levar para dentro do Senado a obra em que relata sua visão da pandemia e o que foi feito em sua gestão para combater o coronavírus.
O lançamento
O lançamento em João Pessoa, cidade natal do ex-ministro, ocorreu na última terça-feira (25) no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) e contou com a presença de autoridades e representantes dos setores econômico e médico do estado.
Já nesta quinta-feira (27), Queiroga fez o lançamento da obra na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), na capital paulista, onde também recebeu convidados, incluindo autoridades da área da saúde e parlamentares. O próximo passo será a agenda de lançamento no Senado.
O livro narra a trajetória Queiroga, indo desde sua formação e especialização em cardiologia até sua nomeação para o Ministério da Saúde no governo Bolsonaro. Ele assumiu a pasta em março de 2021, ficando no cargo até dezembro de 2022, no fim do governo.
Agenda Política