Queiroga critica modelo de financiamento do SUS no governo Lula, ‘Vanguarda do atraso”

Publicado por: A redação em

Ex-Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga / Foto: reprodução

O ex-ministro da Saúde e pré-candidato à Prefeitura de João Pessoa, Marcelo Queiroga (PL), voltou a criticar a atual gestão do Ministério da Saúde no governo do presidente Lula. O cardiologista que atuou durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro classificou o atual momento da pasta como sendo “a vanguarda do atrado”.  

“A atual gestão da Saúde no governo federal parece não ter compromisso com mudanças que tragam valor para sociedade e benefícios reais à saúde dos brasileiros.”, avaliou Queiroga. Conforme o médico, apesar da pandemia de Covid-19sua gestão conseguiu mudar o modelo de financiamento do Ministério da Saúde por meio de programas criados na sua gestão.  

O cardiologista acusa o atual governo de retornar para um modelo ultrapassado de financiamento do Sistema Único de Saúde – SUS. O ex-ministro comparou como o atual governo financia a saúde pública e como é feito em Portugal, país que adota modelo de saúde pública similar ao SUS, “Os portugueses em seu Sistema Nacional de Saúde, similar ao SUS, apostam na mudança do modelo de financiamento, empregando conceitos de valor em saúde, deixando pra trás a remuneração baseada apenas em volume de serviços prestados. É sabido que o tempo é o senhor da razão!” 

Share

Você pode gostar...