O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, em agenda nesta terça-feira (09), em João Pessoa, sugeriu que ‘homens que fazem sexo com homens’ reduzam a quantidade de parceiros sexuais, por causa de casos notificados de varíola dos macacos, que tem se multiplicado pelo país. Na Paraíba, são 18 casos notificados e um confirmado em João Pessoa, na Capital.
O ministro disse que o país está preparado, a partir de uma rede de laboratórios para o diagnóstico da doença na população, mas reforçou quais são as formas de prevenção atualmente em vigor. “É fundamental conversar com a população brasileira sobre as formas de evitar a doença. Infelizmente, hoje, a grande maioria dos indivíduos que têm a doença são de homens que fazem sexo com homens”, reforçou.
Marcelo Queiroga reforçou que essa não é uma questão sobre “discriminação”, mas sobre “proteção” do público que de acordo com as estatísticas, tem sido mais exposto à doença. “É uma questão epidemiológica, que tem sido verificado, mas pode haver o contato pele a pele. Qualquer pessoa que toque em uma lesão contaminada pode contrair a doença”, explicou.
O ministro explicou por que a redução de parceiros sexuais, por parte de homens que fazem sexo com homens, tende a melhorar as estatísticas. “Se fizermos o diagnóstico, isolarmos essas pessoas e o anúncio para que se reduza o número de parceiros sexuais, podemos reduzir essa curva, o que inclusive vem na esteira do que vem aconselhando o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Thedros Adhanom”, reforçou.
Agenda na Paraíba
O ministro Marcelo Queiroga participou nesta terça-feira (09), em João Pessoa, de um ato de vacinação contra a poliomielite e da multivacinação. A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal contra a pólio entre crianças de 1 a menores de 5 anos, além de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. O evento foi na UBS Vila Saúde, no bairro do Cristo Redentor.
Assista ao vídeo a seguir
Agenda Política