A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) instalou, na tarde desta segunda-feira (03), a Frente Parlamentar do Mercado Imobiliário. Segundo o deputado estadual George Morais (União), que vai presidir a Frente, o foco é fomentar o desenvolvimento do setor, que apesar dos avanços, enfrenta desafios em âmbito local.
Órgãos e entidades ligadas ao segmento participaram das discussões para a criação da Frente, a exemplo do presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci-PB), Ubirajara Marques, do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil da Paraíba (Sinduscom), Wagner Breckenfeld, do presidente da Comissão da Frente do Mercado Imobiliário da OAB-PB, Daniel Braga, e da vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA-PB), Carmem Eleonora Amorim.
Em pronunciamento na Tribuna da Assembleia, George disse que a Frente terá como finalidade discutir e propor soluções para as questões relacionadas ao mercado imobiliário, que nas palavras dele “é um vetor da economia da Paraíba e do país”. “Precisamos criar um ambiente saudável de negócio no estado, além de propor ações que visem a redução de impostos para o setor”, disse. “Poderemos produzir resultados concretos com a criação dessa Frente”, avaliou. (Assista ao vídeo abaixo).
O presidente do Sinduscom, Wagner Breckenfeld, avaliou que o mercado imobiliário está em ascensão na Paraíba, sobretudo na criação de empregos e com o financiamento de imóveis. “São 40 mil empregos na Paraíba, quase 10% de todas as vagas do estado”, disse. Já para o presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques, a criação da Frente conta com a unanimidade do setor. Em discurso, ele citou o aumento na procura por corretores para transações imobiliárias, o que segundo ele produz receitas para a economia.
O diretor-secretário Glauco Morais citou o quanto é necessário que os parlamentares, inclusive no Congresso Nacional, estejam atentos às “dores e demandas desse mercado”. Também participaram do lançamento os deputados Bosco Carneiro (Republicanos), Eduardo Carneiro (SD) e Camila Toscano (PSDB), que apoiaram a iniciativa. A proposta de criação da Frente contou com a o apoio unânime dos parlamentares.
A Capital da Paraíba, João Pessoa, tem se notabilizado pela construção de novos empreendimentos imobiliários, sobretudo na região litorânea, mas o potencial de regiões do interior também começam a ser explorados. De acordo com representantes da área, financiamentos imobiliários também se destacam na Paraíba em relação aos estados vizinhos.
Assista ao vídeo a seguir
Agenda Política