Três pré-candidatos ao Governo da Paraíba, João Azevêdo (PSB), Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e Adjany Simplício (PSOL) assinaram, nesta quarta-feira (10), a ‘Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito’, elaborada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), e que já conta com mais de 900 mil assinaturas.
“Temos o compromisso intransigente com o estado democrático de direito e não poderia deixar de expressar nosso apoio a esse movimento. Defendemos as instituições e acreditamos na nossa Justiça Eleitoral e na eficácia das urnas eletrônicas”, destacou João Azevêdo após subscrever a carta.
O manifesto conta com mais de 900 mil assinaturas, incluindo de juristas, professores, atletas, artistas, políticos e membros da sociedade civil. Candidatos à Presidência da República também assinaram, a exemplo de Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe d’Avila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (Unidade Popular) e José Maria Eymael (Democracia Cristã) assinaram o documento.
Veneziano Vital do Rêgo convidou eleitores a assinarem o documento. “Se você ainda não assinou, acesse o site e assine também”, disse Veneziano. Demais candidatos ao Governo da Paraíba não se manifestaram sobre o texto.
O manifesto cita preocupações com “ataques” contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o sistema eleitoral. O documento foi lido pelo ex-ministro da Justiça, José Carlos Dias, nesta quinta-feira (11), na Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco, no centro de São Paulo.
Artistas como a paraibana Juliette Freire, ex-BBB, e outros como Chico Buarque, Gal Costa, Zélia Duncan, Maria Bethânia, Fernanda Montenegro, Anitta, Wagner Moura, Christiane Torloni e Bruno Gagliasso, também subscreveram o documento e divulgaram um vídeo nas redes sociais.
Agenda Política