Por 5 votos a 2, TSE torna Jair Bolsonaro inelegível

Publicado por: Felipe Nunes em

Ex-presidente Jair Bolsonaro se torna inelegível / Foto: reprodução

Por 5 votos a 2, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, em julgamento concluído nesta sexta-feira (30). Com a decisão, a Corte declarou Bolsonaro inelegível por oito anos, até 2030.

Levando em conta o resultado, o TSE retira do ex-presidente a possibilidade de ser candidato nas eleições municipais de 2024 e no pleito presidencial de 2026. O julgamento começou em 22 de junho e terminou nesta sexta, na quarta sessão.

Mesmo com recursos ainda possíveis ao próprio TSE e ao Supremo Tribunal Federal (STF), a decisão da Justiça Eleitoral já está valendo.

Bolsonaro foi condenado por causa de uma reunião com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada, em julho do ano passado, na qual apresentou seus argumentos em defesa do aprimoramento do sistema eleitoral brasileiro.

Para o TSE, o encontro, que foi transmitido pela TV oficial do governo, caracterizou abuso de poder poder político e interferiu no processo eleitoral, que culminou com a vitória de Lula (PT).

Votaram a favor da inelegibilidade os ministros Benedito Gonçalves, Floriano de Azevêdo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes. Por outro lado, votaram a favor de Bolsonaro os ministros Raul Araújo e Nunes Marques.

Agenda Política

Share

Você pode gostar...