O deputado federal Romero Rodrigues (PSC) cobrou, nesta segunda-feira (13), em entrevista á Rádio Arapuan FM, que o governo Lula inicie uma “articulação republicana” com o Congresso Nacional. Segundo ele, a falta de uma relação transparente com os parlamentares tem travado pautas de interesse do país, principalmente no campo da economia.
Situando-se como deputado de postura “independente”, Romero avaliou os três primeiros meses do governo Lula como uma “gestão parada”, sem avanços prometidos durante a campanha eleitoral. “Essa relação tem que ser transparente, pois isso é fundamental. O governo está parado, parado mesmo, e precisa avançar mais”, disse o parlamentar.
Romero também citou como exemplo da paralisia federal a falta de composição das comissões da Câmara Federal, o que segundo ele decorre da falta de articulação do governo. Essa definição é necessária para que haja o avanços dos principais projetos a serem votados pelos parlamentares no plenário. “O governo tem que melhorar a relação, se aproximar mais da Câmara e do Senado, conversar um pouco mais, de forma republicana, claro”, acrescentou.
Questionado pelo autor do blog, Rodrigues rechaçou a hipótese do “toma lá da cá”, com distribuição de verbas federais, em troca de apoio de deputados e senadores. Ele avaliou que a descentralização de recursos deve ser feita de forma constitucional, o que na visão dele vai beneficiar os municípios do país a partir do trabalho dos parlamentares.
“Essa relação, transparente, é fundamental para que a gente possa ajudar os municípios, principalmente os menores, que enfrentam as maiores dificuldades, dentro de uma relação saudável e transparente. O governo está parado, parado mesmo, e precisa avançar um pouco mais”, defendeu. (OUÇA A SEGUIR)
Agenda Política