O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu ao Brasil por ter votado, no Conselho de Segurança da ONU, nesta sexta-feira (25), a favor de uma resolução que condena a invasão russa e pede a retirada imediata das tropas do país.
Zelensky citou todos os países que votaram a favor da resolução: Albânia, Brasil, Estados Unidos, França, Gabão, Gana, Irlanda, México, Noruega, Quênia e Reino Unido. “Grato a todos os membros do Conselho de Segurança da ONU que votaram para parar o traiçoeiro ataque”, disse.
Somente a Rússia, que tem poder de veto na ONU, votou contra a resolução. “O veto da Rússia é uma mancha de sangue em sua placa no Conselho de Segurança. A coalizão anti-guerra deve agir imediatamente!”, escreveu.
Na quinta-feira (24), o Ministério das Relações Exteriores, por meio de nota, disse que o “Governo brasileiro acompanha com grave preocupação a deflagração de operações militares pela Federação da Rússia contra alvos no território da Ucrânia”.
A nota já trazia que “O Brasil apela à suspensão imediata das hostilidades e ao início de negociações conducentes a uma solução diplomática para a questão, com base nos Acordos de Minsk e que leve em conta os legítimos interesses de segurança de todas as partes envolvidas e a proteção da população civil”.
Confira a publicação a seguir:
Grateful to all members of the UN Security Council 🇦🇱 🇧🇷 🇫🇷 🇬🇦 🇬🇭 🇮🇪 🇰🇪 🇲🇽 🇳🇴 🇬🇧 🇺🇸 who voted to stop 🇷🇺 treacherous attack on 🇺🇦 & 🇺🇳 Charter. The veto of 🇷🇺 is a bloodstain on its plaque in the Security Council, the map of Europe & 🌎. Anti-war coalition must act immediately!
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) February 25, 2022