A nova pesquisa Modalmais/Futura Inteligência, divulgada nesta quinta-feira (30), mostra que o ex-presidente Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) estão tecnicamente empatados na disputa pelo Palácio do Planalto, dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos.
O petista tem 38,9% das intenções de voto, enquanto o candidato conservador aparece com 37,6%. Fora da polarização, quem melhor pontua é o pedetista Ciro Gomes, com 7,3%, mas ainda longe dos dois principais nomes na disputa.
Em seguida, André Janones (Avante) tem 2,2%, e Simone Tebet (MDB) surge com 2%. Também são citados Vera Lúcia (PSTU), com 0,5%, Luiz Felipe d’Avila (Novo), com 0,2%, José Maria Eymael (DC) e Leonardo Pericles (UP) com 0,1%. Luciano Bivar (União Brasil) não pontuou.
Os indecisos somam 5,2% e brancos e nulos, 5,8%.
Traduzindo os números…
Lula e Jair Bolsonaro encontram-se empatados, pela margem de erro, nos cenários espontâneo e estimulados. Ciro Gomes (PDT), é o nome, fora da polarização, que aparece com a maior intenção de voto, porém seus números de intenção de voto continuam abaixo dos 10% nos cenários. Nos cenários de 2º turno, ele empata com Jair Bolsonaro (PL).
Os votos de Lula são mais fortes entre as mulheres, os mais jovens e os mais velhos, o de baixa renda e escolaridade, os católicos e na região nordeste. Já os votos de Bolsonaro são mais fortes entre os homens, os que estão nas faixas
intermediárias de idade, os de renda e escolaridade média e alta, evangélicos e nas regiões sul e centro-oeste.
No segundo turno, segundo a pesquisa, a situação é mais favorável para Lula, que tem 49%. Bolsonaro aparece com 41,7%. Indecisos somam 2% e 7,3% votariam em branco ou nulo.
Agenda Política