O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição no pleito deste ano, lidera as intenções de voto para a Presidência da República em pesquisa divulgada pelo instituto Futura Inteligência e contratada pelo Banco ModalMais. O ex-presidente Lula da Silva (PT), também candidato, vem em seguida, num cenário de empate técnico na disputa pelo Palácio do Planalto.
Segundo o levantamento, realizado entre os dias 24 e 25 de agosto, Bolsonaro tem 40,1% das intenções de voto em cenário estimulado. Já Lula aparece com 36,9%. Como a margem de erro estimada é de 2,2 pontos percentuais, os dois candidatos estariam tecnicamente empatados.
Em terceiro lugar, aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 10,1%, e em seguida a senadora Simone Tebet (MDB), com 2,2%. Os candidatos Vera Lúcia (PSTU), Felipe D’Avila (Novo) e Pablo Marçal (Pros) têm 0,4% cada.
Roberto Jefferson (PTB), que teve hoje sua candidatura barrada pelo TSE, aparece com 0,2%, seguido por Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (UP), ambos com 0,1%. Ainda segundo o levantamento, 4,6% de eleitores que declaram voto em branco ou nulo, o mesmo percentual dos indecisos.
A pesquisa entrevistou 2.000 eleitores, em todas as regiões do país, por meio da técnica CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-07568/2022.
O levantamento diverge do que foi divulgado por outros institutos, a exemplo do Datafolha e do IPEC, que apesar de mostrarem uma redução na distância, ainda mostram Lula à frente. Nesta quinta-feira (01), uma nova edição do Datafolha deve ser divulgada.
Agenda Política com infomoney