Mais um escândalo envolvendo integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é revelado em menos de um mês da posse da nova administração do Governo Federal. Dessa vez, quem está no epicentro das suspeitas é o ministro das Comunicações do Juscelino Filho, direcionou R$ 5 milhões do orçamento secreto para asfaltar uma estrada de terra que passa em frente à sua fazenda, em Vitorino Freire (MA). A informação foi apurada e publicada inicialmente pelo Estadão, nesta segunda-feira (30).
Segundo o jornal, a propriedade beneficiada também abriga uma pista de pouso para o avião particular do ministro e um heliponto, mas faltava uma boa estrada para levar à Fazenda Alegria. O Estadão mapeou o caminho do dinheiro. Todo o percurso liga pessoas da intimidade do ministro. A pedido de Juscelino, os recursos foram parar na cidade que tem a irmã dele como prefeita. A empresa contratada pelo município para tocar a obra é de um amigo de longa data. E o engenheiro da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) que assinou o parecer autorizando o valor foi indicado por seu grupo político.
Ainda de acordo com a reportagem, assinada pelos jornalistas Daniel Weterman, Vinícius Valfré, Julia Affonso e Tacio Lorran, Cinco meses após a assinatura do contrato, em julho de 2022, o empresário Eduardo José Barros Costa, conhecido como Eduardo Imperador, foi preso pela Polícia Federal, acusado de pagar propina a servidores federais para obter obras na cidade e de ser sócio oculto da Construservice. O engenheiro da Codevasf, estatal controlada pelo partido do ministro, foi afastado sob suspeita de receber R$ 250 mil em propina de Imperador. Juscelino admite que ele e o empresário beneficiado com recursos de sua emenda secreta são “conhecidos há mais de 20 anos”.
Leia a reportagem na íntegra clicando aqui.
Agenda Política