O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado Adriano Galdino (Republicanos), pediu ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), no fim do mês passado, que faça uma revisão do eleitorado do município do Congo, no Cariri do Estado.
O motivo, segundo o parlamentar, é que o quantitativo de eleitores do município na última eleição teria ultrapassado 80% da prévia da população local, projetada no Censo 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é de 4.936.
De acordo com dados da Justiça Eleitoral, a cidade possui 5.090 eleitores, número superior ao de habitantes. Há 154 eleitores a mais que habitantes.
A vice-presidente e corregedora da Corte, a desembargadora Agamenilde Dias, oficiou o IBGE, requisitando informações em relação ao município, relativas a população projetada para o ano em curso,
No último dia 04, a Secretaria de Tecnologia da Informação e da Comunicação do TRE informou que entre as eleições de 2020 e de 2022, 225 cidadãos de outros municípios passaram a votar na cidade, enquanto outros 165 se registraram em outros municípios.
Agenda Política