O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), voltou a criticar a possibilidade de que o candidato de direita Javier Milei seja eleito como próximo presidente da Argentina. Ao falar sobre as eleições no país vizinho, Lula afirmou que a Argentina precisa de um presidente que goste da democracia e respeite as alianças comerciais no Mercosul.
“Eu não posso falar de eleição na Argentina porque é direito soberano do povo da Argentina. Mas queria pedir que vocês lembrem que o Brasil precisa da Argentina e que a Argentina precisa do Brasil, dos empregos que o Brasil gera na Argentina e dos empregos que a Argentina gera no Brasil, do fluxo comercial entre os dois países e do quanto nós podemos crescer juntos”, afirmou o petista.
As falas de Lula foram feitas durante o programa Conversa com o Presidente, que Lula apresenta semanalmente junto ao jornalista Marcos Uchôa e opina sobre temas importantes do momento. Na edição desta terça-feira (14), Lula afirmou que “É preciso ter um presidente que goste de democracia, que respeite as instituições, que goste do Mercosul, que goste da América do Sul”.
Opção de Lula
Lula defende a eleição do atual ministro da Economia e candidato kirchnerista, Sergio Massa. Já se noticiou recentemente mobilizações do presidente brasileiro junto ao Mercosul para garantir um empréstimo para a Argentina afim de garantir a eleição de Massa, na ocasião Lula e sua equipe negaram qualquer influência sobre o empréstimo ou qualquer fim eleitoral sobre o aporte de recursos na economia do país.
O segundo turno das eleições presidenciais da Argentina acontecerá no próximo domingo (19) no qual a população do país definirá quem comandará a nação.