Índice de governismo: levantamento mostra os parlamentares paraibanos mais alinhados a Bolsonaro em Brasília

Elaborado pelo Agenda Política com base em dados do Congresso em Foco / Marcelo Júnior e Felipe Nunes

A maior parte da bancada federal paraibana é composta por parlamentares alinhados com pautas do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Congresso Nacional. Isso é o que mostra um levantamento do blog Agenda Política junto a uma base de dados disponibilizada pelo site Congresso em Foco e que aponta o ‘índice de governismo’ em relação aos projetos votados na Câmara e no Senado.

A ferramenta, desenvolvida por meio de financiamento do Google Desafio de Inovação da Google News Initiative (GNI) na América Latina, aponta que o índice de alinhamento geral dos parlamentares de todos os estados com o Governo Federal é de 74% em 1.685 votações. Em relação à Paraíba, porém, esse índice aumenta para 76,4%. Os dados estão atualizados e dizem respeito a votações ocorridas até o mês de maio deste ano.

Entre os deputados federais, quatro de 12 parlamentares se mostram alinhados com o Governo Bolsonaro em 93% das votações: são os deputados Efraim Filho (União), pré-candidato ao Senado; Wellington Roberto (PL), Leonardo Gadelha (PSC) e Julian Lemos (União). Todos eles fazem parte da base do Governo Federal.

No caso de Julian Lemos, o distanciamento com o presidente no campo político não se refletiu em uma mudança em relação às votações em plenário, que em sua maioria seguem alinhadas com as pautas governistas, de acordo com o levantamento.

No segundo pelotão do governismo, os dados do Congresso em Foco mostram os deputados Wilson Santiago (Republicanos) e Aguinaldo Ribeiro (PP), que apesar de pertencerem a partidos da base bolsonarista, em âmbito local estão ligados ao governador João Azevêdo (PSB), que faz oposição ao presidente da República.

Aguinaldo, a propósito, é virtual pré-candidato ao Senado na chapa do governador do estado, mas tem como aliados o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP). O alinhamento dele com as pautas governistas é significativo.

Com mesmo índice do irmão, a senadora Daniella Ribeiro (PSD) tem 91% de alinhamento com o governo Bolsonaro em suas votações. Em seguida, aparecem Hugo Motta (Republicanos), com 90%, e Edna Henrique (Republicanos), com 85% de alinhamento governista. O deputado federal Ruy Carneiro (PSC) tem 80% de alinhamento, fechando o grupo dos 10 mais alinhados com o Governo Federal.

Do MDB, os senadores Veneziano Vital do Rêgo e Nilda Gondim, embora façam oposição forte e crítica ao presidente Jair Bolsonaro em algumas temáticas, mantém índices consideráveis de alinhamento: enquanto Veneziano marca 77%, Nilda surge com 76% no índíce de governismo. Na Paraíba, Veneziano está aliado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e deve disputar o Governo do Estado com o apoio do ex-presidente Lula (PT).

Os menos afinados 

Fechando o índice de governismo, três deputados federais ligados a partidos de esquerda são os menos afinados com o presidente Jair Bolsonaro. Isso quer dizer que, a despeito da pauta em votação, sendo ela uma proposta do Governo Federal, a tendência é que haja um voto contrário desses parlamentares.

O deputado federal Damião Feliciano, ex-PDT e filiado recentemente ao União Brasil, tem 39% de alinhamento com o Governo Federal. Em seguida, o deputado Gervásio Maia (PSB), presidente estadual do PSB, surge com 29%. O “lanterninha” no índice de governismo é o deputado Frei Anastácio (PT), pertencente à “esquerda raiz”. Ele tem apenas 24% de alinhamento com o Governo Federal.

Os resultados do levantamento mostram como efetivamente, na prática, se comportam os parlamentares paraibanos na hora do voto nos projetos em discussão na Câmara e no Senado. A despeito do posicionamento político de cada um em relação ao Governo Federal, outros fatores são levados em consideração na “hora h”, como a necessidade das pautas em votação ou mesmo o posicionamento dos respectivos partidos no tema em debate.

Agenda Política

Compartilhe

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *