Os preços da gasolina e do etanol devem aumentar, a partir desta quinta-feira (29), na Paraíba, e em todos os estados brasileiros, em decorrência da retomada na cobrança de impostos federais sobre os combustíveis. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo da paraíba (Sindpetro-PB), o reajuste ocorre à meia-noite.
O aumento é ocasionado pelo retorno dos impostos federais PIS/Cofins sobre os combustíveis, determinado pelo Governo Federal. Esses impostos haviam sido zerados no ano passado, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas cobrança foi retomada gradualmente pela nova gestão a fim de aumentar a arrecadação.
A expectativa é de que a reoneração dos combustíveis resulte em um aumento de 0,33 centavos sobre a gasolina e 0,22 sobre o etanol em cima dos preços praticados atualmente. De acordo com o presidente do Sindpetro-PB, a tendência é de que, com o aumento dos preços, haja um impacto sobre o consumo.
“Os impostos voltaram na integralidade, todos os que haviam sido retirados ou reduzidos, então a partir da zero hora haverá aumento desses impostos que incidem sobre a gasolina e sobre o álcool. O preço vai variar, aumentando em cima do valor atual. Isso nunca é saudável”, disse.
Agenda Política