O governador João Azevêdo (PSB) disse nesta quinta-feira (27), que o Governo do Estado analisa a possibilidade de implantar o estudo da Língua Chinesa em escolas do estado, em uma cooperação entre a Paraíba e o país asiático. Em coletiva à imprensa, o gestor fez balanço de reuniões com setores produtivos, o governo chinês e universidades.
Segundo o governador, o governo apresentou as potencialidades da Paraíba e firmou parcerias nas áreas de educação, ciência e tecnologia e agricultura familiar. Uma das novidades, o avanço nas tratativas de intercâmbios entre alunos das instituições de ensino superior da China e da Paraíba.
“A troca de experiências, nesse caso, será fundamental, por isso que tanto no nível médio quanto em nossas universidades o estado começa a pensar num projeto para ensino de chinês, saber se há interesse, por parte de nossa sociedade, de estudantes que queiram fazer esse intercâmbio”, disse o governador.
A parceria, segundo ele, seria dentro do programa “conexão mundo”. “A China é um país, que independe de posições, sejam políticas ou leituras que se tente fazer, a China não se compara a nenhum país. A China é a China. Tem regras próprias e funciona dentro de suas próprias regras”, descreveu.
Outras parcerias
O chefe do Executivo estadual também se reuniu com representantes da Universidade Jiao Tong, onde consolidou a parceria para a implantação do radiotelescópio Bingo, no município de Aguiar. Outra novidade é a assinatura de um contrato com uma fábrica de medicamentos chinesa. Em razão de uma cláusula de confidencialidade, os detalhes ainda devem ser anunciados.
Além disso, foi assinado naquele país um Termo de Cooperação com a empresa Dahua Technology, que visa a complementação e o aprimoramento das pesquisas e do ensino nas áreas da Tecnologia da Informação, gerenciamento de Big Data de Tráfego, Salas de Aula Inteligentes e Bodycam.
Agenda Política