O deputado estadual George Morais está propondo, através de lei apresentada à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), a criação de uma delegacia especializada em crimes contra o Agronegócio, na Paraíba. O equipamento deverá funcionar ininterruptamente inclusive nos feriados e finais de semana.
De acordo com o texto, a delegacia será criada em municípios com mais de 50 mil habitantes e terá como finalidade a apuração de crimes, de modo geral, como roubo e furto de equipamentos agrícolas, animais, propriedade rurais, dentro outros.
“É pertinente ressaltar que os produtores, muitas vezes, estão isolados no campo e é fundamental que tenham um órgão especifico onde possam buscar apoio”, disse o deputado ao apresentar a matéria.
Segundo George Morais, o texto visa oferecer mais assistência às pessoas que moram e/ou trabalham na zona rural, que ao recorrerem ao serviço policial, teriam o atendimento de policiais treinados e habilitados para fazer o atendimento específico, com equipamentos de tecnologia assistida para dar suporte a essa população.
Na justificativa do projeto, o deputado disse que as Delegacias do Agronegócio já foram implantadas em mais de oito Estados do país e que elas trouxeram resultados positivos na proteção do trabalhador do campo. “Acreditamos que.
assim. iremos reduzir estes crimes que acontecem com frequência e que já causaram grandes perdas econômicas, além de colocar em risco a segurança e a produtividade no campo”, disse.
A proposta ainda se encontra na Divisão de Pesquisa e Estudos do Legislativo. Antes de chegar ao plenário, o texto deve passar por comissões da Casa, incluindo a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia (CCJ/ALPB).
Agenda Política