O deputado estadual reeleito Galego Souza (PP) confirmou, na tarde desta segunda-feira (21), que é candidato à Presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para o segundo biênio. Em mensagem ao autor do blog Agenda Política, o parlamentar disse já contar com 16 votos para a escolha do seu nome como presidente da Casa no segundo biênio.
A informação sobre a candidatura de Souza havia sido antecipada, mais cedo, pelo deputado estadual reeleito Eduardo Carneiro (SD), que em entrevista disse já contar com 17 votos em torno de seu nome para a disputa do primeiro biênio da Mesa Diretora da Casa Legislativa. Os dois fazem uma espécie de “dobradinha” para a disputa.
“Sim, serei candidato, sim, e já contamos hoje com os apoios, já confirmados de 16 deputados, e estamos conversando com mais alguns que estão nos ajudando a construir um número considerável para fazermos a Mesa Diretora da Assembleia no primeiro bienio com Eduardo carneiro, e comigo no segundo biênio”, explicou o parlamentar.
A eleição para a Mesa Diretora da Assembleia ocorre somente em 01 de fevereiro, mas as articulações não param de acontecer. O Republicanos, que tem a maior bancada da Casa, com 8 deputados, espera eleger nomes para comandar a Casa nos dois biênios do legislativo estadual.
São candidatos do partido, o atual presidente, Adriano Galdino, que pleiteia o segundo biênio, e os deputados estaduais Wilson Filho (Republicanos), que espera unir os colegas em torno de seu nome, e Branco Mendes (Republicanos), que promete não abrir mão da disputa.
Do PSB, o deputado Tião Gomes também busca o apoio dos parlamentares para a eleição no primeiro biênio.
Em entrevista coletiva, na manhã desta segunda-feira (21), o governador João Azevêdo (PSB) afirmou que não pretende interferir na eleição da ALPB, mas espera que haja unidade na base governista. Ele confirmou que está marcando reuniões com cada um dos candidatos para ouvir suas pretensões acerca das eleições internas do legislativo.
Agenda Política