Foi lançada, na última quarta-feira (22), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Católica Apostólica Romana, reunindo membros de todos os estados do país, incluindo paraibanos. As Frentes são associações de deputados e senadores de vários partidos para debater determinado tema de interesse comum.
De acordo com apuração do blog Agenda Política, até esta sexta-feira (24), dos doze deputados federais paraibanos, três faziam parte da Frente: Wilson Santiago (Republicanos), Ruy Carneiro (PSC) e o deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL). Ao todo, são cerca de 200 deputados compondo a Frente Parlamentar Católica.
De acordo com o Coordenador da Frente, Eros Biondini (PL-MG), o trabalho do grupo é desde reunir os parlamentares em momentos de reflexão e de oração até a defesa de pautas como a defesa da vida, e da luta contra o aborto.
Segundo ele, a frente também apresenta e defende propostas em defesa das instituições filantrópicas, das instituições de caridade e das instituições que acolhem dependentes químicos.
As pautas são semelhantes ao que defende a Frente Parlamentar Evangélica, que exerce forte influência para impedir a aprovação de pautas ligadas a costumes e educação defendidas pela ala progressista do Congresso.
Na semana passada, o presidente da bancada evangélica, Elis Borges, visitou Eros Biondini para afinar a defesa de pautas em comum entre os dois grupos, que juntos, somam quase 400 parlamentares.
Ao blog Agenda Política, a diretoria da Frente Evangélica informou que pelo menos 137 deputados compõem o grupo, somente na Câmara dos Deputados, em 2023, mas os nomes dos parlamentares ainda não foram divulgados.
No Senado, uma Frente Parlamentar Evangélica também foi criada, contando com 17 parlamentares, mas nenhum integrante é paraibano.
Confira, a seguir, a lista dos parlamentares da Frente Católica
Agenda Política