‘Estamos perto’, diz Queiroga sobre rebaixar status da Covid-19

O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, disse no início da noite desta quinta-feira (03), que tomará uma decisão ‘técnica’ ao decidir se rebaixa para endemia o status da Covid-19 no Brasil. De acordo com ele, o país ‘está perto’ de experimentar um novo ciclo da doença.

O ministro paraibano se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro (PL), no início do dia, para discutir a possibilidade. “Estamos perto de chegar a esse ponto [de rebaixamento]”, disse.

Ao justificar a possibilidade, Queiroga lembrou que foi recentemente aos Estados Unidos, ocasião em que discutiu o tema diante da melhora do cenário epidemiológico no mundo e do avanço da vacinação no Brasil.

“O Brasil enfrentou bem a variante Delta, enfrentou bem a variante Ômicron. Assistimos a uma queda no número de casos e óbitos e nós esperamos que a incidência da doença realmente diminua. Claro que será uma decisão técnica”, informou.

Pela manhã, Bolsonaro anunciou por meio das a possibilidade de rebaixar o status da pandemia “Em virtude da melhora do cenário epidemiológico e de acordo com o § 2° do Art. 1° da Lei 13.979/2020”, disse.

Se o rebaixamento ocorrer, muitas das restrições, como a proibição de aglomerações e a exigência do passaporte vacinal, poderão deixar de ser aplicadas. Decretos estaduais e municipais também poderão ser extintos.

Agenda Política

Compartilhe

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *