Entidades, prefeitos e parlamentares se unem pela duplicação da BR-230 a partir de Campina Grande

Deve acontecer na próxima sexta-feira (05), em Campina Grande, um ato em prol da duplicação de BR-230 no trecho entre o km 152,3, na Alça Sudoeste, ao km 183,90, na Praça do Meio do Mundo. O evento será organizado pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG) e outras seis entidades.

De acordo com a Famup, o evento acontecerá às 9h no auditório da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), dentro dos protocolos sanitários estabelecidos em virtude da pandemia. O ato vai reunir prefeitos, vereadores, deputados, senadores e contará com representantes de várias entidades.

O coordenador da bancada da Paraíba, o deputado Efraim Filho (DEM), confirmou que também estará presente no ato. O objetivo será reunir esforços para reaver os recursos necessários para a licitação e posterior construção da obra.

Os envolvidos alegam que por esse percurso da BR-230 passam diariamente milhares de veículos, que seguem para várias regiões do Estado, como o Cariri, Sertão, Alto Sertão, Seridó e parte do Curimataú. O alto fluxo de veículos, a frequência nos acidentes, muitos com vítimas fatais, e a necessidade de melhorar o acesso ao interior faz dessa uma obra essencial.

Recursos já haviam sido liberados para a duplicação, mas as obras foram embargadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ainda em 2018.

O que diz o DNIT

De acordo com informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o projeto da obra já está pronto, esperando apenas o aporte de recursos federais para seu início. A duplicação contará com a construção de três viadutos em seu percurso e demandará cerca de R$ 400 milhões, sendo necessários 10% desse montante para iniciar as obras.

Para o presidente da Famup, George Coelho, a continuação da duplicação da BR-230 rumo ao Sertão é fundamental para o desenvolvimento da Paraíba. “É por lá que passam diariamente milhares de pessoas rumo aos grandes centros como Campina Grande e João Pessoa, vidas das mais diversas regiões da Paraíba. Por essa BR também passam mercadorias essenciais para abastecimento de municípios do interior e também do litoral. Por isso, a Famup abraça essa causa e entra nessa luta pela duplicação”, afirmou.

Participantes

Lançado pela Câmara de Vereadores de Campina Grande, o movimento conta a participação efetiva de várias entidades e instituições, entre elas, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), a Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Associação Comercial de Campina Grande (ACCG), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL-CG), Sindicato da Indústria da Construção Civil da Paraíba (Sinduscon) e Associação Campinense de Imprensa (ACI).

Agenda Paraíba

Compartilhe

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *