A preparação para as eleições de 2024 já começou na Paraíba. Nesta segunda-feira (7), a desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), acompanhada da desembargadora vice-presidente e corregedora do Eleitoral, Agamenilde Dias Arruda Veira Dantas, lançou a campanha “Abrace a Acessibilidade” no Fórum da Justiça Comum “Miguel Sátyro, em Patos. O objetivo é promover a inclusão e facilitar a vida de pessoas com deficiência, junto à Justiça Eleitoral.
A desembargadora Fátima Maranhão abriu o evento falando sobre o sistema que atualiza dados cadastrais do eleitorado para pessoas com deficiência e sobre a importância da acessibilidade e do compromisso da Justiça Eleitoral voltado à inclusão. “Nenhum de nós é perfeito, somos parte de um todo, por isso somos iguais mesmo com nossas diferenças; estamos trabalhando para que todos aqueles que tenham deficiência possam participar do processo democrático de eleição como parte de uma sociedade igualitária”, afirmou.
O TRE-PB quer garantir que as pessoas com deficiência tenham pleno direito ao voto durante as eleições, em todas as regiões do estado.
Do evento, participaram integrantes da Comissão Permanente Multidisciplinar de Acessibilidade e Inclusão, e o próprio presidente da comissão, o juiz membro do TRE-PB, Roberto D’Horn Moreira Monteiro da Franca Sobrinho; a desembargadora vice-presidente e corregedora do Eleitoral, Agamenilde Dias Arruda Veira Dantas; a juíza membro e Ouvidora da Mulher (TRE-PB) Maria Cristina Paiva Santiago; e a procuradora Regional Eleitoral, Acácia Soares Peixoto Suassuna.
Na sequência, com o apoio da Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE) e da Seção de Capacitação, Treinamento e Estudos Eleitorais (SECATE), aconteceu o treinamento relativo ao curso de “Acessibilidade para Todos”, capacitação voltada a servidores, servidoras, estagiários e estagiárias com instrutoria interna, sendo ministrada por Karina Pereira Diniz, servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região.
Durante a administração do curso, a desembargadora Fátima Maranhão participou, sendo conduzida em cadeira de rodas, numa das atividades aplicadas, e entregou um exemplar, em braille, da cartilha de Acessibilidade produzida pelo Regional à chefe do Cartório Eleitoral da 65ª Zona, Maria Jaciana Sampaio Lopes Ribeiro.
Ao final do evento, a presidente do TRE da Paraíba comentou sobre a campanha: “Estamos trazendo à Patos, uma programação de treinamento sobre acessibilidade voltado às Zonas Eleitorais de grande porte, a exemplo do que ocorreu em João Pessoa e Campina Grande. É um momento de grande significância para o TRE-PB, o Tribunal da cidadania, temos que acolher a todos, e a preocupação de todos os que fazem esse Regional é receber as pessoas de coração aberto, como sempre fazemos, afinal somos todos PCD”, e concluiu: “Quando temos um projeto de trabalho, lutamos por ele”, assegurou.
Ao final do evento, houve a apresentação musical em voz e violão do artista Rogério Dantas Monteiro, chefe da 28ª Zona Eleitoral,
A Justiça Eleitoral dispõe de seções especiais, espaços adaptados para oferecer fácil acesso, maior comodidade e segurança no momento do voto com acessibilidade às urnas eletrônicas, disponibilizando tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todas as urnas e, em todos os locais de votação, fone de ouvidos.
Agenda Política