De olho em 2024: eleições 2022 ‘catapultam’ candidaturas para disputa em João Pessoa

Publicado por: Felipe Nunes em

O resultado das urnas, no último dia 02 de outubro, além de representar a vitória daqueles que terão mandatos nos poderes Legislativo e Executivo, por meio do voto, significa também a consolidação de alguns projetos políticos que estão em “gestação” para futuras eleições.

A análise de cenários com base no resultado eleitoral, já discutida internamente nos partidos, é possível graças ao atual modelo eleitoral do país, com eleições a cada dois anos, em que um pleito influencia diretamente sobre o cenário que virá na próxima eleição.

Em relação aos resultados na Paraíba, já é possível identificar, a partir das urnas, nomes de candidatos, eleitos e não eleitos, que têm chances reais de estarem na discussão para a Prefeitura de João Pessoa nas eleições de 2024. Alguns, inclusive, que já manifestaram o interesse abertamente de participar da disputa.

Pelo menos 7 nomes são cogitados para o debate do futuro pleito, com base em seus desempenhos eleitorais neste pleito: os deputados federais reeleito e eleito, respectivamente, Ruy Carneiro (PSC) e Cabo Gilberto (PL), os deputados estaduais reeleito Wallber Virgolino (PL) e o eleito Luciano Cartaxo (PT), o candidato ao Governo do Estado, Nilvan Ferreira (PL), o candidato ao Senado, Sérgio Queiroz (PRTB), e o atual prefeito, Cícero Lucena (PP).

Votações indicam possibilidades

O deputado Cabo Gilberto recebeu 58.308 votos (14,13%) somente na Capital, sendo o campeão de sufrágios na cidade. Representando o eleitorado conservador, tem também influência sobre policiais e religiosos e já admitiu que pode entrar na discussão eleitoral sobre o pleito do próximo ano.

No caso de Ruy Carneiro (PSC), foi o terceiro candidato à Câmara Federal mais votado da cidade, com 27.605 votos (6,69%). Na última eleição municipal, em 2020, quase foi para o segundo turno contra o atual prefeito da Capital, ficando em terceiro lugar na eleição, com 59.730 votos, o que representa 16,37% dos votos válidos. Tendo forte atuação política e parlamentar na região, é um candidato natural para 2022.

Wallber Virgolino (PL), outro representante da segurança pública, foi o mais votado para o legislativo estadual, com 31.463 votos. O parlamentar já admitiu, em entrevista recente na Rádio Arapuan, que pretende participar da disputa pela Prefeitura da Capital em 2024. Em 2020, ficou em quarto lugar na eleição, com 50.801 votos, o que representa 13,92% dos votos válidos

De volta à cena política, o ex-prefeito Luciano Cartaxo (PT) é outro que, por gravidade, tem chances e pode participar do pleito. Eleito para um assento na Assembleia, recebeu 16.151 votos na Capital, sendo o terceiro mais votado da cidade. Tendo deixado a gestão municipal com boa aprovação, em 2020, tem respaldo para disputar o cargo novamente.

O candidato ao Governo do Estado, Nilvan Ferreira (PL), apesar do terceiro lugar na disputa estadual, foi o mais votado no recorte em João Pessoa, com 131.187 votos (31,10%), em 2022. Em 2020, foi para o segundo turno contra o prefeito Cícero Lucena (PP), na disputa municipal, e não esconde o desejo de voltar a ser candidato no pleito pela Prefeitura da Capital.

O pastor Sérgio Queiroz, candidato ao Senado nas eleições desse ano, disse que a votação obtida por ele no pleito, apesar de não ter lhe garantido a vitória, é um “sinal” para eventual novo desafio na política. Ele obteve 106.885 votos (27,99%), sendo o nome mais votado para o Senado no município.

O atual prefeito, Cícero Lucena (PP), é um candidato natural em 2024. Apesar de não ter conseguido dar ao governador João Azevêdo (PSB) a maior votação na disputa ao Governo do Estado, na cidade, tem uma capilaridade inegável que lhe garantiu a vitória do filho, Mersinho Lucena (PP), para a Câmara dos Deputados,  com 53.672 votos (13,01%).

Com os nomes projetados e “catapultados” pelas urnas, basta saber como cada um desses eventuais candidatos administrará o “voo” propiciado pelas urnas em 2022, afinal, a consolidação de projetos políticos se conquista com estratégias corretas e acertadas, tanto no campo partidário quanto na atuação pública de cada um.

Agenda Política

Share

Você pode gostar...