Confira quem são os paraibanos na lista dos ‘Cabeças do Congresso’ publicada pelo DIAP

Publicado por: A redação em

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP, publicou nesta segunda-feira a sua lista com os 100 “cabeças” do Congresso Nacional. A lista é importante, pois aponta quais seriam os 100 nomes com maior influência dentro das duas casas do Poder Legislativo brasileiro. Dentre os 100 nomes levantados pelo departamento estão seis paraibanos.  

Aguinaldo Ribeiro (PP), Daniella Ribeiro (PSD), Efraim Filho (União), Hugo Motta (Republicanos), Veneziano Vitor do Rêgo (MDB) e Wellington Roberto (PL) são os paraibanos presentes na listagem do DIAP. Aguinaldo Ribeiro é o nome da Paraíba melhor colocado na lista, figurando como o terceiro colocado, logo abaixo dos tucanos Adolfo Viana e Aécio Neves. 

O grupo da família Ribeiro consegue representar na lista sua força dentro do Congresso Nacional com Aguinaldo e Daniella Ribeiro sendo respectivamente os paraibanos melhor posicionados na lista do DIAP. 

Critérios  

Conforme o DIAP, os cabeças presentes na lista são definidos por serem aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades elencadas pelo departamento. 

Entre os atributos que caracterizam protagonista do processo legislativo, se destacam a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão. 

Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar papel e contexto para desempenhá-lo. 

A escolha dos parlamentares mais influentes de 2023, neste 1º ano da 57ª Legislatura, foi impactada por 3 vetores: alternância do poder na Presidência da República, reeleição dos presidentes das casas legislativas e formação de federações partidárias. 

Share

Você pode gostar...