Damares aborda abuso sexual infantil em livro lançado em Brasília

Publicado por: Felipe Nunes em

Senadora Damares Alves lança livro / Foto: divulgação

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, lançou um livro nesta segunda-feira (02), em que aborda a violência contra crianças, incluindo o abuso sexual infantil. O lançamento do livro “Tudo começa na infância” ocorreu na Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), em Brasília, e contou com as presenças de políticos e aliados da parlamentar.

Vítima de abuso quando criança, no livro Damares aborda temas como maus-tratos a bebês, suicídio, automutilação, adoção, Deus, fé, sociedade, a igreja brasileira, família e cuidados na infância e adolescência. “Nós estamos no mês de enfrentamento e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, o Maio Laranja. Este lançamento é um ato simbólico para que eu tenha uma conversa com a igreja e com a sociedade sobre uma das mais terríveis violências contra crianças”, disse em discurso.

O evento foi realizado na igreja Assembleia de Deus do Planalto Central e contou com a presença de autoridades como a vice-governadora, Celina Leão, da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, da ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, diversos parlamentares, representantes de órgãos, entidades e população, em geral.

Damares Alves nasceu na cidade de Paranaguá (PR), é pastora evangélica, educadora e advogada. Entre os anos de 2019 e 2022, durante o governo do presidente da República, Jair Bolsonaro, assumiu a função de Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Na época, foi alvo de chacota nas redes sociais por ter dito que teve uma visão de Jesus em um pé de goiaba, ao tentar fugir de um caso de abuso sexual. “Mais do que uma biografia, este livro traz um alerta quanto a atenção que é preciso dar a crianças e adolescentes, desde a concepção, mas especialmente na infância”, declarou.

Segundo a assessoria de Damares, o livro leva o leitor a fazer inúmeros questionamentos sobre o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. “É preciso ter um olhar atento ao acontece à nossa volta, aos sinais que as crianças e adolescentes emitem, ainda que não sejam nossos filhos, irmãos ou sobrinhos. Pode ser alguém na sua igreja, no seu prédio, amigos de seus filhos, estranhos nas ruas. Não importa! O que importa é que muito sofrimento poderá ser evitado se nós, adultos, simplesmente, ouvirmos e enxergarmos esses pedidos, muitas vezes silenciosos, de socorro”, concluiu.

No Senado, a senadora defende a aprovação do Projeto de Lei 1776/2015 que prevê o aumento da pena de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. O tema será debatido em audiências públicas, durante este mês, na Comissão de Educação e Comissão de Direitos Humanos. Além disso, está prevista a apresentação de proposições legislativas acerca do tema e a realização de encontros com gestores públicos.

Agenda Política

Share

Você pode gostar...