O ex-tesoureiro e um dos fundadores do PT, Delúbio Soares, marcou para a próxima quarta-feira (10), em João Pessoa, uma palestra para dizer que o lançamento de seu livro, no qual diz que é inocente das acusações de corrupção que lhe foram imputadas nos escândalos do mensalão e do petrolão.
“Quando a política se vale da Justiça – Delúbio Soares, um réu sem crime” é o nome do evento, que de acordo com filiados e militantes petistas, terá a organização de um debate. O evento vai contar com a participação do advogado Pedro Paulo Medeiros, que representa Delúbio.
Filiado histórico do PT, Soares foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2012, a seis anos de prisão, por envolvimento no escândalo do mensalão, que eclodiu no primeiro mandato do presidente Lula e que consistia na compra de parlamentares por meio de propinas.
Ele ficou menos de um ano preso em regime fechado. Já em 2016, teve o perdão da pena reconhecido pelo STF, com base no indulto natalino concedido pela Presidência da República.
Delúbio também foi condenado no petrolão, em 2018, por corrupção e lavagem de dinheiro. Ele cumpriu pena na penitenciária da Papuda, em Brasília, tendo sido solto no ano seguinte. Nesse caso, teve a condenação anulada pelo STJ, sendo o processo enviado para a Justiça Eleitoral.
“O sindicalista e político foi preso e condenado injustamente”, disse o presidente estadual do PT, Jackson Macêdo.
Agenda Política