Os deputados federais Cabo Gilberto (PL) e Gervásio Maia (PSB), em lados opostos da política nacional, participam na tarde desta terça-feira (11), de sabatina ministro Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública, na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados. O ministro de Lula deverá esclarecer ações adotadas no âmbito do seu ministério, consideradas polêmicas pela oposição.
Cabo Gilberto é um dos autores do requerimento que solicitou a presença do ministro na Comissão. Dentre os temas abordados, as mudanças na política de controle de armas do governo federal, as ações do governo após os ataques ocorridos no dia 8 de janeiro e a visita que o ministro fez ao Complexo da Maré, no último dia 13. Outro assunto são as invasões de terras do MST.
No início da sessão, Cabo Gilberto fez críticas à postura do ministro e chegou a discutir com colegas governistas, que foram à Comissão apoiar Flávio Dino. Gervásio Maia, por sua vez, fez elogios à atuação do ministro da Justiça e teceu críticas à política armamentista do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
É a segunda vez que Dino vai à Câmara dar explicações, já que no fim do mês passado, o ministro participou de audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) onde negou que tenha sido informado previamente pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) dos ataques às sedes dos três Poderes, em 8 de janeiro. Ao contrário da CCJ, presidida pelo petista Rui Costa, o ambiente enfrentado por Flávio Dino nesta terça é politicamente mais desfavorável, já que tem predominância bolsonarista.
Assista ao vivo a seguir
Agenda Política