
O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Cabo Gilberto Silva (PL-PB), informou que pretende protocolar nesta segunda-feira (29) um novo pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o parlamentar, o requerimento se baseia em uma suposta atuação indevida do ministro em um caso que envolve o Banco Master. Cabo Gilberto aponta a possibilidade de “advocacia administrativa” e afirma que Moraes teria procurado o presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, para tratar de interesses ligados à instituição financeira, que pertence ao empresário Daniel Vorcaro.
O deputado também cita indícios de tráfico de influência e menciona encontros sociais entre o ministro e pessoas ligadas ao banco. Em entrevista, Cabo Gilberto afirmou que o proprietário da instituição teria promovido um jantar com a presença de Alexandre de Moraes, o que, segundo ele, levanta questionamentos sobre a relação entre as partes.
“Esse pedido de impeachment é com relação ao Banco Master. Houve utilização de influência, com provas robustas. O dono do banco fez um jantar e o recebeu. Isso é normal?”, questionou o parlamentar.
Moraes nega irregularidades
O ministro Alexandre de Moraes nega qualquer irregularidade. Em nota já divulgada, ele afirmou que o contato mantido com Gabriel Galípolo teve como pauta a Lei Magnitsky, sem tratar de assuntos relacionados ao Banco Master.
O pedido de impeachment deverá ser protocolado mesmo durante o recesso do Congresso Nacional, iniciado em 19 de dezembro após a aprovação do Orçamento de 2026. A tramitação só deve avançar oficialmente em fevereiro, com a retomada das atividades legislativas.
O post Cabo Gilberto anuncia novo pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes em caso envolvendo o Banco Master apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

