Bolsonaro não conversou com Putin neste domingo (27), esclarece Itamaraty

O presidente Jair Bolsonaro (PL) não telefonou, neste domingo (27), para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para conversar sobre o conflito com a Ucrânia, disse por meio de nota o Ministério das Relações Exteriores do Brasil. A informação havia circulado após uma fala do presidente ter sido mal interpretada numa coletiva à imprensa.

“O presidente Bolsonaro se referia às duas horas de conversas ao vivo, na visita a Moscou. Não houve telefone no domingo”, disse a assessoria do Itamaraty ao blog Agenda Política.

Mais cedo, na coletiva, Bolsonaro disse que o Brasil irá adotar um posicionamento neutro em relação à invasão russa à Ucrânia, pois não quer “trazer as consequências do embate para o país”. Na entrevista, ele citou a recente viagem que fez à Rússia, quando teve “mais de duas horas de conversa com Putin”.

As declarações foram feitas dentro do Forte dos Andradas, em Guarujá, no litoral de São Paulo, onde o presidente passa o feriado do Carnaval. “A nossa posição com o ministro Carlos França é de equilíbrio”, reforçou.

Leia a nota na íntegra a seguir 

A respeito do que foi tratado hoje (27/02/22), em entrevista coletiva no Forte dos Andradas – Guarujá/SP, cumpre esclarecer que, em nenhum momento, o Presidente Jair Bolsonaro afirmou ter conversado ao telefone com o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, neste domingo.

A fala do Presidente do Brasil refere-se à conversa reservada que os dois líderes tiveram, no dia 16/02/22, em Moscou – Rússia, durante a visita oficial àquele país.

Agenda Política

Compartilhe

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *