Banheiro unissex: Justiça libera homem que filmou partes íntimas de mulheres em faculdade de SP

Publicado por: Felipe Nunes em

Banheiro de ‘todes’ em faculdade de SP / Foto: reprodução

A Justiça de São Paulo liberou, provisoriamente, o homem preso na noite da última quinta-feira (15) ao ser flagrado quando filmava uma aluna em um banheiro unissex da faculdade Anhembi Morumbi, na Mooca, Zona Leste da capital paulista. De acordo com O Globo, ele pagou fiança fixada em dois salários mínimos, o equivalente a R$ 2.640.

Gabriel Valareto Vicente Silva, de 20 anos, deverá informar com antecedência à Justiça qualquer viagem que pretender fazer para fora do estado e também deverá comparecer em Juízo a cada dois meses. O estudante também não poderá voltar a utilizar o banheiro unissex onde o episódio ocorreu, e nem ter contato com as vítimas.

Em depoimento à polícia, o aluno disse que estava no banheiro próximo à biblioteca do campus quando “teve a ideia de tentar realizar imagens” da colega de faculdade assim que ouviu alguém entrar na cabine ao lado da que ele utilizava. Segundo a versão apresentada pelo estudante do curso de Quiropraxia, ele não sabia até então o gênero da pessoa que ele pretendia flagrar sorrateiramente.

O estudante disse que “ficou com receio de ser atacado” após ser descoberto e que “a todo o momento sofreu ameaças de agressões”. Ele ficou dentro do banheiro até a chegada dos policiais militares, que o levaram para o 8° Distrito Policial (DP), no Belenzinho.

Gabriel foi indiciado por importunação sexual e por produzir, fotografar, filmar ou registrar conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes. As penas previstas para essas tipificações criminais podem chegar, somadas, a seis anos de prisão.

A criação de banheiros unissex é fortemente criticada por conservadores, já que pode expor mulheres a criminosos ou aproveitadores, como parece ser o caso de Gabriel. Por outro lado, partidos progressistas e militantes de esquerda trabalham pela liberação dessa modalidade de banheiros em todo o país.

Share

Você pode gostar...