Amanda Rodrigues, esposa de Ricardo Coutinho, fala sobre ‘lawfare’, em evento na Venezuela

Publicado por: Felipe Nunes em

Amanda Rodrigues, esposa de Ricardo Coutinho, em evento na Venezuela / Foto: reprodução do Twitter

A esposa do ex-governador Ricardo Coutinho (PT), Amanda Rodrigues, participou como palestrante, neste fim de semana, de um evento sobre ‘lawfare’, realizado na Venezuela, país governado por Nicolás Maduro.

De acordo com uma publicação de Ricardo Coutinho, na rede social Twitter, ela foi ao evento “Lawfare contra Venezuela – 3 anos do sequestro diplomático de Alex Saab”, representando a “rede law fare nunca mais”.

Alex Saab é um empresário e ex–aliado de Nicolás Maduro, tido como sua “testa de ferro” do mandatário, está preso nos Estados Unidos sob acusação de lavagem de dinheiro e de outras irregularidades.

Maduro, por sua vez, é acusado de diversos crimes contra a democracia do país, sendo apontado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como violador dos Direitos Humanos e perseguição política. O TPI (Tribunal Penal Internacional) investiga o governo maduro por torturas e execuções.

O evento

A publicação um vídeo de Amanda Rodrigues no evento foi compartilhada por Alejandra Castillo, filósofa feminista chilena. “Amanda Rodrigues, da organização lawfare nunca mais convida você a unir forças para lutar pela liberdade de Alex Saab”, disse também no Twitter. O grupo considera Alex um perseguido político, vítima de “lawfare” pelos Estados Unidos.

O ex-governador Ricardo Coutinho e sua esposa, Amanda, são investigados na Operação Calvário, que apura irregularidades e desvios na administração estadual da Paraíba, que teriam ocorrido por meio de organizações sociais, com desvios de cerca de R$ 134 milhões. Ambos negam as acusações.

No curso do processo, como parte de suas defesas e discursos políticos, Ricardo e Amanda se disseram vítimas de “lawfare” (manobras jurídicas), a mesma estratégia política adotada por envolvidos na Operação Lava-Jato.

Agenda Política

Share

Você pode gostar...