700 mil paraibanos não tomaram segunda dose da vacina, diz PNI; secretário culpa atraso em preenchimento do sistema; ouça

Dados do Painel Nacional de Imunização (PNI) levantados pelo blog Agenda Política apontam que mais de 700 mil paraibanos ainda não tomaram a segunda dose das vacinas contra a Covid-19, o que tem ocasionado preocupação da comunidade médica e das autoridades em saúde do estado.

De acordo com o secretário de saúde Geraldo Medeiros, no entanto, há uma explicação para esse número alarmante: as prefeituras voltaram a atrasar o preenchimento dos dados relacionados à aplicação da segunda dose no sistema do Ministério da Saúde, elevando o número de pessoas supostamente não vacinadas completamente.

Ao blog, o gestor disse: “O número reflete justamente que alguns municípios não alimentam diariamente as doses aplicadas no sistema integrado do Programa Nacional de Imunizações, gerando um hiato entre doses distribuídas e doses aplicadas, mas sabemos que esse número é menor”, resumiu. (OUÇA ABAIXO).

Apesar do atraso, Geraldo Medeiros reforçou que os números são oficiais e os únicos confiáveis para as autoridades em saúde. O mesmo sistema aponta que o estado já aplicou 4.558.369 milhões de doses.  Além disso, até o momento, 2.906.161 milhões de pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 1.609.161 milhão completaram os esquemas vacinais.

OUÇA:

Agenda Política

Compartilhe

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *