Um vereador da cidade de Caiçara, no brejo da Paraíba, está propondo o abate de animais bovinos soltos nas rodovias da cidade e a distribuição da carne para famílias carentes e para escolas públicas do município. O objetivo, segundo ele, é inibir acidentes em estradas da região.
De acordo com a proposta, do vereador Junior Meneses, debatida em uma reunião na Câmara da cidade, o animal solto seria apreendido e destinado inicialmente a um prédio sob responsabilidade da prefeitura. A liberação só aconteceria mediante o pagamento de uma multa. Caso contrário, seguiria para o abatimento.
Em entrevista ao autor do blog, com repercussão na rádio Arapuan FM, ele disse que a ideia surgiu depois de inúmeros acidentes com mortes, na região do brejo, motivados por animais soltos nas estradas, o que na avaliação dele demonstra falta de sensibilidade dos donos desses animais.
Antes de apresentar formalmente o texto, o vereador Júnior Meneses disse que pretende ouvir o Ministério Público e entidades que representam os direitos dos animais para ampliar a discussão e apresentar uma proposta viável, que não seja polêmica.
“Seria estipulada uma multa que tenha uma representatividade, que corresponda a 30 ou 40% do valor do animal. O município ficaria responsável pelo abate e a carne seria distribuída, 50% para famílias carentes, e a outra parte para escolas do município”, disse.
Agenda Política