UFCG e UFPB mantêm liderança em registro de patentes no Brasil, diz INPI

Instituições federais da Paraíba se mantém no topo do ranking dos maiores depositantes de pedidos de Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI. Os dados foram publicados nesta segunda-feira (04) e levam em conta os registros feitos em 2020.

Entre as Patentes de Invenção, considerando os depositantes que são residentes no Brasil, o ranking é liderado pela Universidade Federal de Campina Grande, com 96 solicitações, seguida pela Petrobrás (79) e pela Universidade Federal da Paraíba (74).

No ranking divulgado no ano passado, referente a 2019, a UFPB havia registrado 100 pedidos de patentes, enquanto que a UFCG fez 90 registros no levantamento anterior. Na prática, as instituições trocaram de posição no ranking, mantendo-se, porém, ambas no topo.

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Paraíba também é mencionado no ranking, na 49ª posição no item ‘Programa de Computador’. Os rankings incluem ativos como Patentes de Invenção, Modelos de Utilidade, Marcas, Desenhos Industriais e Software, entre outros.

Compartilhe

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *