Instituições federais da Paraíba se mantém no topo do ranking dos maiores depositantes de pedidos de Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI. Os dados foram publicados nesta segunda-feira (04) e levam em conta os registros feitos em 2020.
Entre as Patentes de Invenção, considerando os depositantes que são residentes no Brasil, o ranking é liderado pela Universidade Federal de Campina Grande, com 96 solicitações, seguida pela Petrobrás (79) e pela Universidade Federal da Paraíba (74).
No ranking divulgado no ano passado, referente a 2019, a UFPB havia registrado 100 pedidos de patentes, enquanto que a UFCG fez 90 registros no levantamento anterior. Na prática, as instituições trocaram de posição no ranking, mantendo-se, porém, ambas no topo.
O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Paraíba também é mencionado no ranking, na 49ª posição no item ‘Programa de Computador’. Os rankings incluem ativos como Patentes de Invenção, Modelos de Utilidade, Marcas, Desenhos Industriais e Software, entre outros.