Apoio exagerado para alguns, patriotismo para outros, fanatismo ainda para outra parcela da população. O adjetivo que será dado ao que ocorreu durante a agenda com o presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta sexta-feira (24) em João Pessoa pode até divergir em termos qualitativos, mas a presença marcante de apoiadores, por toda parte, em clima de aval ao chefe do Poder Executivo Nacional foi incontestável.
Bolsonaro foi ovacionado ao chegar em evento para a inauguração de 960 moradias a famílias de baixa renda, no Bairro das Indústrias, em João Pessoa. Era perto das 10h quando ele chegou ao lado de aliados como os deputados Cabo Gilberto (PL), Wellington Roberto (PL) e Wallber Virgolino (PL), e dos ministros da saúde, Marcelo Queiroga, e do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira.
Os aplausos foram mais ou menos intensos para cada um desses aliados, mas o maior de todos foi para Bolsonaro. Chamado de “mito” por homens com crianças nos ombros, mulheres e até idosas. Uma senhora levou um quadro grande com uma pintura do rosto de Bolsonaro. Tinha até disputa para ver quem tirava a melhor selfie. O que se vê nas redes sociais, reproduziu-se na Capital da Paraíba, hoje.
Em seguida, Bolsonaro desfilou em um carro até um restaurante no Bairro de Tambaú, onde almoçou.
No caminho, moradores acenavam com bandeiras do Brasil, nas calçadas das casas e nas janelas dos prédios.
Um grupo de apoiadores tomou a frente do restaurante e foi difícil para o presidente sair de lá. Os seguranças tentaram fechar a porta do estabelecimento, na hora da despedida, para evitar o contato com o público, o que foi vetado por ele.
Do almoço, saiu em direção ao aeroporto, mais uma vez acenando para apoiadores nas calçadas e nas ruas. Bandeiras do Brasil se multiplicaram pelas janelas dos prédios, carros buzinavam. Um apoio que parecia devoção. Consistente e orgânico, e que demonstra de forma cabal como será disputada a eleição de outubro. Inclusive no Nordeste, onde pesquisas apontam uma margem de votos avassaladora para o ex-presidente Lula (PT).
Assista ao vídeo a seguir
Agenda Política