O Coordenador de Pastoral da Arquidiocese da Paraíba, padre Márcio José, compartilhou nesta quarta-feira (14), em que a Igreja Católica celebra a Quarta-feira de Cinzas deste ano, uma mensagem em vídeo falando com todos os fiéis da arquidiocese sobre a importância da data e da quaresma que se inicia neste dia. O sacerdote abordou em sua mensagem a importância mística e litúrgica da data para os católicos e lembrou também que a Quarta-Feira de Cinzas no Brasil também marca há quarenta anos o início da Campanha da fraternidade.
“A quaresma na Igreja é esse tempo forte de reflexão à luz da palavra de Deus que nos prepara para a Semana Santa que chegará, para o mistério Pascal que será celebrado naquele momento tão único e verdadeiro em que toda a Igreja para em contemplação a paixão e morte do Nosso Senhor”, explicou o sacerdote em sua mensagem.
Padre Márcio também lembra que a quaresma também tem sua importância do ponto de vista litúrgico ao ser um momento propício para que os fiéis se aprofundem nas boas práticas espirituais baseadas na oração, no jejum e na esmola, práticas defendidas pela própria Igreja Católica para estes quarenta dias. O sacerdote lembrou que estes quarenta dias servem como memória viva dos quarenta anos em que o povo hebreu viveu no deserto, portanto é um período de refletir sobre as provações.
A missa da Quarta-Feira de Cinzas será celebrada pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves às 19h. “A Quaresma inicia-se com a Missa de Cinzas. Vamos à Igreja para que, sobre nossas cabeças, caiam as cinzas como sinal de nossa contrição. Ao longo da quaresma, nasce no caminho do discípulo de Jesus, a chamada para a restauração de nossa fisionomia cristã, através do arrependimento e de um autêntico pedido de perdão a Deus. Somos motivados à uma renovação profunda da vida interior.”, afirmou Dom Delson sobre o período quaresmal em seu artigo mais recente intitulado Quaresma, tempo de voltar ao primeiro amor!
A campanha da Fraternidade tem nacionalmente o seu início nesta quarta-feira com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e busca conscientizar os fiéis sobre a importância de construir uma sociedade mais justa, solidária e fraterna. Na arquidiocese da Paraíba o início de facto da Campanha da Fraternidade de 2024 se dará na próxima quinta-feira (15) com uma celebração também presidida por Dom Manoel Delson às 19h na Catedral.