Sob perplexidade mundial, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse em um pronunciamento na noite desta quarta-feira (23), ter autorizado o que chamou de “operação militar especial” no leste da Ucrânia, segundo informou a rede de TV americana Fox News.
“Tomei a decisão de conduzir uma operação militar especial. Nossa análise concluiu que nosso confronto com essas forças [ucranianas] é inevitável (…) Algumas palavras para aqueles que seriam tentados a intervir: a Rússia responderá imediatamente e você terá consequências que nunca teve antes em sua história”.
Putin disse, segundo as agências, que “os conflitos entre a Rússia e as forças ucranianas são inevitáveis, é apenas uma questão de tempo”. Ele também falou em “desmilitarizar” e “retirar o nazismo” do país, mas não ocupá-lo. Um pretexto para a guerra.
A declaração de Putin ocorreu no momento em que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) discutia a crise na região. Equipes da CNN internacional, que estavam na Capital da Ucrânia, Kiev, no momento da declaração, presenciaram, ao vivo, o início dos ataques.
Confira os vídeos a seguir
🇺🇦🇷🇺 Equipe da CNN americana registra momento exato de explosões em Kiev, na Ucrânia. pic.twitter.com/pGiYXN8IOa https://t.co/HV5Ib4PUAR
— Eixo Político (@eixopolitico) February 24, 2022
Agenda Política