Sob Lula, taxa de desemprego volta a crescer após seis quedas seguidas

Publicado por: Felipe Nunes em

Presidente Lula da Silva (PT) / Fonte: reprodução

A taxa de desemprego no Brasil voltou a crescer, sob o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após seis quedas consecutivas. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (31).

De acordo com a Pesquisa Nacional Por AMostra de Domicílios Contínua (PNAD), a taxa de desocupação chegou a 8,6% no trimestre encerrado em fevereiro. O número de desocupados cresceu 5,5% e chegou a 9,2 milhões de pessoas, o que representa um acréscimo de 483 mil pessoas à procura por trabalho.

Trata-se do primeiro aumento da ocupação em seis trimestres, já que a última alta nesta comparação de trimestre móvel foi no encerrado em maio de 2021. Apesar dos dados de alerta quanto a piora da situação do mercado de trabalho, esse é o menor resultado da taxa de ocupação para o período desde 2015 e o instituto destaca um peso do fator sazonal no resultado.

Ainda segundo o IBGE, o contingente de pessoas ocupadas (98,1 milhões) recuou 1,6% (menos 1,6 milhão de pessoas) ante o trimestre anterior e cresceu 3,0% (mais 2,9 milhões) ante o mesmo trimestre do ano anterior.

Confira os dados na íntegra clicando aqui.

Agenda Política

Share

Você pode gostar...