
Cercado por tapumes e andaimes, o Casarão dos Azulejos, no Centro Histórico de João Pessoa, passa por reformas. O objetivo é a adequação do prédio para implantação do Museu da Justiça Eleitoral – Memorial da Democracia. Nesta semana, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Oswaldo Trigueiro, visitou a obra, acompanhado do juiz membro da Corte, Kéops Vasconcelos.
Orçada em R$ 2,8 milhões, a obra vem sendo executada pela empresa vencedora da licitação realizada pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan). O trabalho é fiscalizado de perto pela arquiteta do órgão, Gabriela Donato de Oliveira Lima, nomeada gerente setorial da obra.
Além dos tapumes e andaimes visíveis na fachada do prédio histórico, os trabalhos também seguem em ritmo acelerado internamente. De acordo com Gabriela Oliveira, o trabalho começou com a limpeza e a montagem de andaimes para acessar a coberta do casarão. “A gente já fez um levantamento e a maioria das paredes está precisando refazer o reboco ou, então, lixar, retirar a camada de pintura por conta da umidade, por causa de problemas na coberta.”
Também já está sendo feito o levantamento das esquadrias das janelas, que estão bastante avariadas. “Em paralelo, já estão fazendo o levantamento da quantidade de ladrilhos hidráulicos que vai ser preciso para a confecção do mesmo modelo, na mesma cor. Isso só é feito numa fábrica em Campina Grande. De uma forma geral, o piso está bom, mas tem bastante pecinha aqui danificada, quebrada, e aí a gente vai fazer a substituição delas”, explicou a arquiteta.
O presidente Oswaldo Trigueiro verificou todos os pontos que estão sendo executados na obra, tirou dúvidas e avisou: “Toda semana, eu e Kéops vamos vir aqui ver o andamento.” O juiz membro Kéops Vasconcelos também é gestor do projeto estratégico que envolve o museu eleitoral.
A ideia da arquiteta é de que o serviço seja feito dos cômodos da frente para trás, onde vai funcionar um café e o acesso ao elevador para o andar superior do museu. “Dessa maneira, tendo a parte da frente liberada, já se pode trabalhar com a instalação do mobiliário e arrumação”, completou.
A previsão é de que as obras de adequação do Casarão dos Azulejos sejam concluídas até fevereiro. A superintendente da Suplan, Simone Guimarães, garantiu, em reunião recente com o presidente do TRE-PB, que vai cobrar um ritmo de trabalho contínuo da empresa Santenge Engenharia, que conduz os serviços após vencer a licitação.
O post Reforma do Casarão dos Azulejos é iniciada para receber o Museu da Justiça Eleitoral apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

