Quase 70% dos paraibanos pretendem presentear no Natal 2025, aponta Fecomércio

Publicado por: redacao em

O Natal segue sendo a data mais aguardada pelo comércio e pelos consumidores da Região Metropolitana de João Pessoa. Em 2025, o período promete movimentar o setor, já que 69,12% dos entrevistados manifestaram intenção de comprar presentes ou realizar compras pessoais neste fim de ano. O percentual representa um crescimento de 1,91 ponto percentual em relação ao registrado no Natal de 2024, quando a intenção de compra foi de 67,21%.

Os dados são da Pesquisa de Intenção de Compras para as Festas de Fim de Ano 2025, realizada pelo Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba (INDEP), ligado à Fecomércio Paraíba.

Para o presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros, o cenário reforça a expectativa de um Natal positivo para o comércio e os serviços. “Mesmo diante de desafios econômicos, o paraibano demonstra disposição para consumir. Esse movimento tende a impulsionar as vendas, estimular a atividade econômica e gerar mais emprego e renda para a população”, destaca.

Quando se observa o destino dos presentes, os filhos lideram o ranking, citados por 30,50% dos consumidores, seguidos pelas mães (29,08%), esposo(a) ou namorado(a) (24,11%), pais (15,60%) e amigos (7,80%). As compras pessoais também se destacam, aparecendo em 50,35% das respostas.

Produtos preferidos, estimativa de gastos e formas de pagamento

Assim como em anos anteriores, os artigos de vestuário aparecem como os principais itens escolhidos para presentear no Natal, citados por 70,21% dos entrevistados. Em seguida, aparecem os calçados (22,70%), perfumes (14,18%), eletrodomésticos e eletroeletrônicos (12,06%) e brinquedos (10,64%). Entre os eletroeletrônicos, o item mais citado foi o smartphone/celular (32,35%), seguido por televisores (14,71%), fogão (11,76%) e computadores/notebooks (8,82%). Como era permitido indicar mais de um item, a soma ultrapassa 100%.

O ticket médio estimado para o Natal de 2025 é de R$ 243,31 por presente, valor 12,14% superior ao registrado no ano anterior, quando a média foi de R$ 219,65. A maior parte dos consumidores (31,21%) pretende gastar até R$ 100, enquanto 28,37% devem desembolsar entre R$ 101 e R$ 250. Já os que planejam gastar acima de R$ 800 representam 8,51% do total.

Quanto à forma de pagamento, a preferência segue sendo pelas compras à vista, citadas por 50,35% dos entrevistados. Entre estes, o Pix lidera com 68,31%, seguido pelo dinheiro em espécie (21,13%) e débito em conta (10,56%), escolha diretamente associada aos descontos oferecidos pelos lojistas. Já 49,65% pretendem comprar a prazo, praticamente todos utilizando cartão de crédito, sendo que 92,86% planejam parcelar as compras, principalmente entre duas e três parcelas.

Local e período das compras

Os shoppings centers da Região Metropolitana de João Pessoa seguem como o principal local de compras, citados por 52,67% dos consumidores, percentual 6,22 pontos percentuais maior que o observado em 2024. Em seguida aparecem as compras via e-commerce (31,67%) e as lojas do Centro de João Pessoa (27,76%). Como os entrevistados puderam indicar mais de um local, o total ultrapassa 100%.

A maior parte das compras deve ocorrer no mês de dezembro, com 40,21% dos consumidores concentrando as aquisições no início do mês e 33,81% deixando para a semana do Natal, na expectativa de mais ofertas. Já 13,88% anteciparam as compras durante a Black Friday, enquanto 6,05% afirmaram que só irão comprar após o Natal, aproveitando as liquidações de janeiro.

13º salário

Sobre o destino do décimo terceiro salário, as principais indicações foram para compras (38,80%), poupar ou economizar (35,60%) e pagamento de dívidas (33,20%). Também foram citadas intenções de investir (7,20%), viajar (2,80%) e ir a restaurantes ou pedir delivery (2,40%). Como era possível apontar mais de uma opção, o somatório ultrapassa 100%.

Perfil do consumidor

O perfil dos consumidores entrevistados mostra predominância do sexo feminino (59,07%). Em relação ao estado civil, a maioria é de solteiros (53,43%), seguidos por casados ou em união estável (36,52%). A faixa etária mais representativa é a de 18 a 27 anos (36,76%), seguida por consumidores entre 28 e 37 anos (20,59%).

Quanto à escolaridade, 38,24% possuem ensino médio completo, enquanto 23,28% concluíram o ensino superior. Em relação à renda, a maior parte (34,07%) recebe entre um e dois salários mínimos, e 11,27% afirmaram não possuir renda, englobando desempregados, estudantes e dependentes financeiros. No que se refere à ocupação, 37,25% são funcionários de empresas privadas, seguidos por funcionários públicos (14,46%), autônomos/profissionais liberais (11,76%) e estudantes (11,76%).

Metodologia

A Pesquisa de Intenção de Compras para as Festas de Fim de Ano 2025 foi realizada entre os dias 26 de novembro e 5 de dezembro de 2025, com 410 consumidores, selecionados de forma aleatória nos principais pontos do comércio varejista da Região Metropolitana de João Pessoa. O estudo apresenta erro amostral de 4,85% e nível de confiança de 95%.

Assessoria

O post Quase 70% dos paraibanos pretendem presentear no Natal 2025, aponta Fecomércio apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

Share

Você pode gostar...