A presidente de Honduras, Xiomara Castro, anunciou na última segunda-feira (28), que estará presente na posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, em 01 de janeiro, em Brasília. O objetivo, segundo pronunciamento dela em vídeo divulgado na internet, será retomar as negociações com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para o financiamento das obras de duas represas.
Estão no radar da aliada de Lula as obras para as duas usinas hidrelétricas e dariam até 30% da energia necessária para abastecer o país.
De acordo com o site O Antagonista, antes a Andrade Gutierrez já havia trabalhado na construção da represa de San Fernando, que fornece água para a capital do país, Tegucigalpa. O BNDES recebeu um pedido de empréstimo para aquela obra de US$ 271 milhões.
Segundo Xiomara, a proposta de cooperação internacional foi planejada ainda nos anos 2000 pelo seu marido, Manuel Zelaya – ele foi afastado do poder por militares em um golpe de Estado em 2009. Na campanha presidencial desse ano, Lula foi criticado por Bolsonaro por facilitar a construção de obras em países “amigos” da América Latina, a exemplos de Cuba, Venezuela e outras nações durante os governos petistas, que de acordo com o Governo Federal deram calotes bilionários no BNDES.
Assista ao vídeo a seguir
Agenda Política