Prefeitos de Cabedelo e Santa Rita contrariam decisão do Governo Lula e mantêm funcionamento de escolas cívico-militares

Publicado por: Felipe Nunes em

Os municípios de Santa Rita e de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, anunciaram nesta quarta-feira (12), por meio de comunicados oficiais, que vão manter as atividades cívico-militares em escolas atualmente em funcionamento, apesar da medida do Governo Lula de extinguir o modelo.

De acordo com a Secretaria de Educação (Sscult) de Cabedelo, na cidade será mantido o funcionamento da escola municipal Maria José de Burity, no bairro da Praia do Poço.

Segundo a gestão, apenas no fim do ano haverá uma avaliação para decidir se prossegue ou não com o padrão militar na unidade de ensino. Essa decisão será tomada em conjunto com pais, mães e responsáveis dos alunos. A medida busca evitar qualquer tipo de prejuízo ao ano letivo vigente atualmente.

O Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares, criado em 2019, propõe que educadores civis sejam os responsáveis pela parte pedagógica, enquanto a gestão administrativa passa para os militares.

Santa Rita

No caso de Santa Rita, uma nota assinada pelo prefeito Emerson Panta descarta o fechamento da Escola Cívico-Militar de Santa Rita que funciona na cidade desde 2020.  A gestão da cidade disse que a unidade conquistou prêmios e avaliações positivas em âmbito nacional.

O gestor garantiu a manutenção da escola, com seu escopo pedagógico, mesmo após a decisão do Governo Federal de encerrar o programa de escolas cívico-militares, “tendo em vista que a instituição é gerida e mantida com recursos próprios do município”.

O prefeito reiterou que a escola não será desativada e que “continuará sendo destaque pela excelência da educação que oferece aos jovens santa-ritenses”.

Agenda Política

Share

Você pode gostar...